O forró é uma dança popular de origem nordestina. Surgiu nos anos de 1940, era uma criação artística autêntica do universo rural do homem sertanejo e teve em Luiz Gonzaga seu principal divulgador e representante. A música era normalmente tocada com apenas três instrumentos: sanfona, triangulo e zabumba, e trazia nas letras temas saudosistas, regionais e com forte sotaque interiorano. O estilo é dividido em três grandes fases: Forró tradicional (também chamado de pé-de-serra), Forró Universitário e Forró Eletrônico. Elas são marcadas pela urbanização, incrementação técnica e adaptação do estilo ao mercado em diferentes épocas. A origem do nome forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé.
O forró é dançado em pares ao som de vários gêneros musicais os quais destacam-se: o xote, baião, arrasta pé, xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco. A característica comum entre elas é o abraço fechado.
As danças de salão surgiram no fim dos anos 90 em escolas de dança profissional e nós começamos nossas aulas no final de 2014. Nossa primeira apresentação de forró foi em 2015, muito animada, descontraída e o tema foi da confraternização da festa de final de ano da escola.
Continuamos com as aulas e cada vez mais empolgados com os movimentos, em 2016 nos apresentamos novamente, dessa vez já estávamos mais seguros e os passos fluíram com mais leveza e começamos a perceber o quanto estávamos aprendendo e evoluindo.
Em 2018 fizemos um cruzeiro de travessia à Europa: o MSC Magnifica. Logo no primeiro dia já ficamos conhecidos entre os demais tripulantes como os “dançarinos”, isso porque quando ouvíamos uma musica logo começávamos a dançar e durante o cruzeiro surgiu uma oportunidade de nos apresentarmos no show de talentos. Foi uma experiência incrível, nos divertimos muito e conseguimos transmitir para os tripulantes a energia e felicidade que a dança nos proporciona.
Em 2019 fizemos uma nova viagem e como adoramos dançar, novamente nos apresentamos no show de talentos do cruzeiro Costa Favolosa, o tema era Vida ou Morte?! Nos apresentamos no teatro do navio e no final o apresentador perguntou a platéia que nos aprovou com: Vida!
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/06/conheca-origens-e-evolucao-do-forro-o-ritmo-da-festa-de-sao-joao.html
Deixe um comentário