Durante a visita em Bruxelas, compramos os tickets de trem para o dia 16/06/2014 (segunda-feira), para irmos explorar o destino imperdível, a encantadora cidade de Bruges (seu nome original em holandês é Brugge), que devido aos inúmeros canais que a cercam ou a atravessam é chamada de “Veneza do Norte”. Um dia em Bruges é o suficiente para você ver toda a cidade que é conhecida como um dos destinos mais românticos da Europa, a cidade apresenta as ruínas de uma fortaleza, repleta de construções medievais, bem como moinhos às margens dos canais, monumentos incríveis, tour de cerveja, chocolate, waffle e deslumbrantes pontos turísticos pela cidade!
Grote Markt – Markt Place (Grande Praça) é considerada o coração da cidade, está situado no centro histórico da cidade de Bruges, inscrito no Patrimônio da Unesco em 2000, a praça que já foi repleta de comerciantes e compradores, hoje é um centro de turismo, impressionante arquitetura de diferentes épocas e abriga construções incríveis como:
- Campanário, do século XII, construção típica das cidades flamengas na Idade Média, tornou-se símbolo da cidade, como a Torre de Pisa ou a Torre Eiffel, de 83 metros de altura e abriga um tesouro, um impressionante relógio mecânico e com 47 sinos.
- Provinciaal Hof – Palácio do Governo Provincial, edifício neogótico que abriga a sede oficial do governo provincial de West-Vlaanderen, representante permanente do rei em cada província. É também local que ocorrem exposições temporárias. No centro da praça há duas estátuas, de Jan Breydel e de Pieter de Coninck.
Burg Place (Praça Burg) é considerado o berço de Bruges, fica a poucos passos do Grote Markt, é outra praça muito importante, sede do poder administrativo, jurίdico e religioso da cidade e oferece um panorama de mais de mil anos de histόria arquitetural. O edifício mais impressionante do Burg é a Prefeitura de Bruges (Stadhuis, em flamengo) é um dos edifícios mais belos da cidade, construção gόtica iniciada no século 14, de onde Bruges é governada a mais de 600 anos, também funciona como museu da histόria de Bruges, onde uma imponente Sala Gόtica é aberta para visitas, fachada é composta por 48 nichos para estátuas, as originais foram destruídas por habitantes locais num ato de lealdade aos franceses, em 1970, o prédio é uma verdadeira obra-prima. Ao lado está a sede do antigo Tribunal de Justiça construção no estilo da renascença flamenga. Datada de 1537, a fachada é ornamentada por colunas e estátuas de cobre, com destaque para estátua do rei Salomão simbolizando a justiça.
Groenerei canal e Minnewater – Lago do Amor, este apelido deve-se ao amor proibido entre a jovem Minna e o guerreiro Stromberg, obrigada a se casar com um homem que não amava, decidiu fugir pela floresta e o guerreiro foi atrás dela, depois de uma longa busca, o guerreiro a encontra quase morta de exaustão e Minna vem a morrer em seus braços, assim surgiu uma lenda local de que os casais que passam pela ponte que corta o lago, viverão um amor eterno. O canal é calmo, muito arborizado, cercado de lindas construções medievais, rodeado de cisnes e lindos pássaros, para contemplar a cidade é possível fazer passeios de barco.
Estátua dos Amantes fica bem no centro de Bruges na Burg Square, carrega uma lenda que mistura conto de fadas e aventura. Nos pés da estátua há um sapo de bronze que, segundo o conto popular, deve ser beijado pelas pessoas que por ali passam, uns acreditam que o beijo no sapo pode trazer sorte e outros acreditam que o beijo de número 100.000 fará com que o sapo se transforme em um príncipe (ou uma princesa). Pra nós nos remeteu a sensação de um casal muito apaixonado!
De Halve Maan (Meia Lua) é a cervejaria mais famosa de Bruges, fica bem no centro da cidade. Fundada pela família Maes em 1856, cuja administração permanece na família até os dias de hoje, mistura-se muito à história de Bruges. Falar da Bélgica sem lembrar da cerveja é uma tarefa bem difícil e não poderíamos deixar de fazermos uma visita guiada na sede do local, na Walplein, para conhecermos a história da fábrica e ter a experiência de degustar as cervejas belgas, a cervejaria produz duas deliciosas e celebradas cervejas: a Brugse Zot e a Straffe Hendrik. Os ingressos podem ser adquiridos pelo website ou na loja oficial da marca (sujeito à disponibilidade), nós optamos por comprar no local, que além dos ingressos também vendem cervejas e souvenirs.
Para que você possa sentir um pouco da experiência, vamos compartilhar um pouco do nosso tour cervejeiro! Após reunir o grupo, a guia nos conduziu para a sala de fervura e iniciou as explicações da história da cervejaria e do processo da fabricação, na ocasião, era a área mais moderna da cervejaria, a sala de fervura foi inaugurada no ano de nossa visita em 2014.
A cervejaria precisou se reinventar várias vezes, sobreviveu a guerras e continua fazendo história e sucesso até hoje. O tour cervejeiro é bem informativo, com muitos objetos que contam a história do local, vamos sendo guiados pelas salas interessantes e escadas estreitas da cervejaria. Celeiro onde era estocado a cevada, malte e o lúpulo.
Através de tanque de resfriamento, uma inovação para época, em 1930 foi produzido uma cerveja Bock, lager leve de baixa fermentação, foi o primeiro grande sucesso da cervejaria. Continuaram inovando nas receitas, desenvolvendo novas cervejas, uma delas que é produzida até hoje é a Straffe Hendrik. Passamos por uma reconstrução do antigo laboratório, muitos objetos e maquinários expostos nas salas. Acompanhamos um pouco do processo da produção das cervejas e pela área de envase.
O último lance de escadas da acesso a parte de cima da torre, do roftop do prédio temos uma vista incrível de Bruges!
Para os apaixonados pela cerveja, no final do tour tem uma degustação nas adegas da cervejaria. Após conhecer toda a história e processo de fabricação da cerveja poder degusta-la é uma experiência única e exclusiva de quem visita a cervejaria.
Depois que finalizamos o tour cervejeiro, continuamos andando para admirar essa cidade encantadora, que como todos dizem parece ter saído de um conto de fadas! Pelas fotos dá para ter uma noção da arquitetura com construções medievais, canais que cortam ruas, monumentos históricos e um ponto bem positivo é poder conhecer o destino a pé. Como não podia faltar, na cidade tem lojinhas de souvenirs, chocolate, waffle e muita cerveja. Um destino apaixonante que se tiver oportunidade vale a pena conferir!
1 Pingback