Preparativos e Chegada nos EUA

Débora & Magno
4
out. 12/11

Preparativos:

Retirada dos passaportes
Agendamento, preenchimento dos formulários e pagamento, tudo via web:
http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte
Nossos pais precisaram apenas ir na Policia Federal

Retirada dos vistos
Agendamento, preenchimento do formulário(DS-160) e pagamento, tudo via web:
http://www.visto-eua.com.br/
Dica importante! Preencher os formulários com o máximo de informação possível, colocar o nome de todas as pessoas que estão indo(em cada formulário eu colocava o nome das outras 5 pessoas que estavam indo). Não colocar informações não verdadeiras e o principal: informar a pessoa que irá bancar a viagem. Esta pessoa deve fornecer sua declaração de imposto de renda completo para ser levada no dia da entrevista pelos entrevistados. Não finalize o formulário antes de ter todas as informações exigidas, senão terá que fazer outro e levar os 2 no dia, o que pode gerar confusão/complicações – mas se preencheu algo errado, você deve fazer outro formulário, pois qualquer informação errada e adeus EUA. Por último e não menos importante, usar e abusar da feature “Retrieve Application Using an Application ID”. Quando você iniciar o preenchimento(Start a New Online Application) será gerado um código(Application ID). Salve esse número num txt pois sem ele você não conseguirá recuperar os dados digitados. A sessão do formulário expira muito rápido, é praticamente impossível digitar tudo sem que a mesma expire, ai só com o Application ID para recuperar as informações. Antes de finalizar o formulário, imprimir todos os dados(eu imprimi em arquivo, formato PDF), enviar para as pessoas que irão para a entrevista conferirem e apenas com o OK delas, finalizar o formulário.
Nós inclusive simulamos algumas perguntas que nos fizeram na entrevista com nossos Pais, para que na hora eles não se enrolassem. Foi excelente isso, responderam tudo numa boa, e passaram sem maiores problemas.
Concluindo, para os nossos Pais foi necessário apenas que pagassem a taxa no Citibank(precisa ser na boca do caixa, então depositamos a quantia necessária e eles pagaram). E após isto, só precisaram ir no consulado para fazer a entrevista.

Compra das passagens e hotéis
Uso extensivo dos sites de pesquisa do tipo Decolar.com (único no Brasil que da pra escolher múltiplos destinos), e outros internacionais como Expedia, Hoteis.com, Booking.com, Getaroom.com. Acabei fechando o trecho SP->NYC->LV->SF->SP pela Aeromexico, a qual recomendo, todos adoraram o atendimento e atenciosidade, não deve nada(achei melhor em alguns pontos) para companhias como TAM, AA, Delta, etc, e na época foi o melhor preço. Como não conhecia, antes de comprar, verifiquei os comentários dos usuários e a companhia era muito bem recomendada.
Os hotéis foram:
Em New York: Pan American (comprado no GetARoom), muito bom, fica no Queens, próximo do metro(5min)
Em Las Vegas: Riviera(comprado no Expedia), excelente, um dos melhores hotéis que ja fiquei, fica na Vegas Strip, relativamente bem localizado.
Em San Francisco: The Monarch Hotel(comprado no Booking), fica 6 quarteirões dos cable cars. Esse foi o mais simples, bem rústico e antigo, mas aconchegante.

Imprevistos
Com passagens e hoteis comprados, minha sogra quebrou o pé. Poderia até dizer que era praga de sogra, mas adoro a minha e o sentimento é recíproco. :)
Ficamos abalados com a notícia, a um mês da viagem, mas como já conhecíamos o transporte público de lá, e a infraestrutura americana para com as pessoas deficientes, decidimos alugar uma cadeira de rodas apenas em Las Vegas, onde não tem como fugir de uma boa caminhada :). Como ela conseguia andar sem muita dificuldade, desde que fosse devagar – o que por um lado era bom pois nos forçava a perceber todos os detalhes das cidades visitadas, como bonus não precisamos enfrentar nenhuma fila! Exatamente isso, tivemos tratamento VIP em todos os lugares que visitamos inclusive nos aeroportos, alfandega brasileira/mexicana/americana, nos passeios – ex: top of the rock(NYC), Eifell Tower(LV), etc. Tem até um vídeo que fiz quando estavamos em LV: http://www.youtube.com/watch?v=sR8MvKLkh98
Na chegada em New York, na validação do visto pela alfandega americana, todos os vistos carimbados, chamam meu pai para uma “entrevista” em particular para responder alguns questionamentos. Ficou la por uns 15 minutos(que pareceram horas), não pude acompanhar e todos ficaram apreensivos, ainda mais que ele não sabe falar inglês. Mas logo ele apareceu e disse que foram poucas perguntas em “portunhol” e o tempo que ficou la foi mais esperando mesmo. Provavelmente era algum procedimento de entrevistas aleatórias, principalmente devido ao 11 de Setembro que se aproximava(chegamos la dia 10 de Setembro), o que explicaria o aumento das medidas cautelares por la.

Be Sociable, Share!

4 Responses to “Preparativos e Chegada nos EUA”

  1. marta
    janeiro 9th

    onde voce alugou a cadeira ? quanto pagou? é fácil achar?
    tô indo levar minha mãe de 80 anos a las vegas e como ela anda com muita dificuldade vou precisar de uma cadeira de roda.

    • Oi Marta! Desculpa a demora em responder, provavelmente já tenha ido a Las Vegas, mas pode ser a dúvida de outras pessoas =)
      Alugamos no próprio Hotel Cassino que ficamos, foi bem fácil. Mas caso não tenha no hotel que você ficar, basta pedir a algum atendente na recepção do hotel que eles certamente te ajudarão.

Leave a Reply